Translate this Page

Rating: 2.6/5 (2225 votos)


contador de visita para blog

 

 

Cursos de Extensão Universitária pela internet


AGRICULTURA

Área Agricultura 11 

 

 

CURSO DE AGRICULTURA MODERNA E TRADICIONAL

 

Preferência da agricultura organica

 

 

ACESSE AQUI - TODOS CURSOS DE AGRICULTURA

 

Curso de agricultura moderna no brasil

 

Saiba como funciona a agricultura de modo geral; a agricultura moderna e seus desafios, a convencional com seus melhoramentos genéticos e a orgânica sustentável que faz uso do insumo produzido no próprio local de plantio

 

A agricultura moderna

A agricultura moderna dispõe de situações bem positivas, mas não deixa de apresentar vários obstáculos ao agricultor. Curso de agricultura moderna  no brasil.

O tempo passou e aquela condição grosseira e manual da agricultura também ficou para trás, trabalho realizado por pequenos e simples produtores que na maioria das vezes era para a sustentação de suas famílias. Atualmente, essa tarefa agrícola se executa com a utilização de tecnologias, aperfeiçoamento de recursos, administração e aplicação de capitais, visando um  retorno positivo.

Conforme diversos estudiosos do assunto, a agricultura prosperou imensamente e nos dias de hoje, tem propriedades bem determinadas, métodos e processos de produção consistentes, mas tem também obstáculos que devem ser vencidos pelos agricultores.

Das muitas coisas importantes na agricultura, uma delas é o solo. E, devido ao desenvolvimento tecnológico de hoje, se consegue encontrar o solo adequado para qualquer tipo de plantio, utilizando-se a porção certa de nutrientes e irrigação também à altura.

Entretanto, existe um grande problema na agricultura moderna que é produzir em grande quantidade. Acredita-se que até 2050 o mundo terá que produzir uma porção de alimentos que seja o dobro dos dias de hoje, o que exige de todos que produz, pequenos, grandes e médios produtores, ter sua produção ampliada para suprir as necessidades do mercado.   

 

Os diversos métodos e técnicas que auxiliam no impulsionamento da agricultura moderna

 

As sementes de excelente qualidade

Existem sementes que são produzidas com a utilização de tecnologias avançadas e permitem a retirada da grande parte de nutrientes da água de irrigação. Sendo o resultado dessas sementes superior ao das comuns, porém, por essa razão exigem o máximo de atenção com o uso no plantio. Por serem delicadas e frágeis, qualquer movimento desajeitado pode motivar prejuízo na produtividade.

 

Normas e técnicas de irrigação

Da mesma maneira que a água é vital para os seres humanos, também o é para as plantas. Há pessoas que costumam falar que o sangue da agricultura é a água, pois ela é indispensável em todas as fases do plantio. Então podemos afirmar que faltando a irrigação correta, a utilização de sementes tratadas e de boa qualidade torna-se ineficaz.

 

A necessidade de utilizar fertilizantes

O fertilizante no cultivo é como se fosse o sal na culinária: indispensável. Com a utilização do fertilizante se consegue intensificar o rendimento das sementes, as comuns e também as de alta qualidade. O biofertilizante por sua vez, como possui propriedades mais sustentável, é muito mais recomendável.

 

A utilização de pesticidas

Todo produto químico que se utiliza para combater as pragas são pesticidas. Muitos por serem bem tóxicos prejudicam as culturas e, portanto, a saúde. Há algumas opções que podem ser usadas para reduzir a intoxicação, pode ser feito um manejamento integrado de pragas, ele concede que se aplique alguns métodos de controle de pragas que danificam a vegetação, mas que são menos ofensivo ao meio ambiente.

 

Os benefícios da rotação de colheitas

Quando se pratica a cultura aplicando-se a alternação nos setores de cultivo, é muito bom, pois o solo atinge o restabelecimento dos nutrientes consumidos pelo plantio anterior. Isso é um método excelente criado pela agricultura moderna, já que viabiliza um domínio biológico de pragas e doenças, e também se impede resultados indesejáveis da mesma espécie de plantação no mesmo espaço. 

 

A pecuária e o seu papel

Sabemos que a pecuária e a agricultura combinam uma com a outra, o que isso quer dizer? É que uma precisa da outra e as duas valem-se dos recursos ofertados pela terra. Qualquer planta e animal tem suas funções próprias nos processos de produção. Entretanto, é necessário ter cautela e não deixar que uma atividade se desenvolva em sentido contrário e atrapalhe o desenvolvimento da outra.

 

Agricultura convencional: é boa ou é ruim? Vamos descobrir!

Curso de agricultura convencional - O princípio da agricultura convencional foi grifado decisivamente  pela segunda revolução agrícola, cuja base foi os gêneros geneticamente aperfeiçoados, a inclusão de tratores, máquinas e equipamentos agrícolas no âmbito produtivo e a aplicação de adubos químicos em troca dos adubos orgânicos. Por outro lado, a presença de doenças e pragas às plantações agrícolas aumentaram seus níveis de maneira alarmante, e isso foi o suficiente para que a indústria se empenhasse em produzir soluções químicas, isto é, os chamados defensivos, os agrotóxicos, que seriam utilizados no combate às tais epidemias.

O trabalho de agricultura convencional atualmente visa muito a produção, ficando em segundo lugar a atenção com a proteção do meio ambiente e o potencial de nutrição dos alimentos por meio da utilização de produtos químicos e agrotóxicos.

Com a prática de aperfeiçoamento genético de uma planta com o objetivo de maior produção, se diminui a resistência da mesma à doenças e pragas, ocasionando um desvio de força da parte vegetativa  para a de reprodução. Substâncias desagradáveis são eliminadas, como os alcalóides que causa um gosto ruim aos alimentos. E também, cessa a variabilidade genética das plantas. Assim sendo, esses vegetais ficam com maior vulnerabilidade a doenças e pragas.

A vegetação separada para o aperfeiçoamento normalmente são as que tem melhor reação à adubação mineral, e isso exige que a utilização de fertilizantes solúveis, seja continuada, o que motiva a oscilação de mineral no solo.

Acontece também outro inconveniente referente às plantas melhoradas, é que no caso de serem híbridas, o agricultor fica impossibilitado de reproduzi-las e sempre tem que obter as sementes de pessoas que as reproduzem. 

 

O aproveitamento de insumos e a Agricultura orgânica sustentável

Preferência da agricultura organica - Se usa os insumos achados na propriedade quando se trata da Agricultura Orgânica Sustentável, sobretudo a matéria orgânica. Por exemplo, na cultura de citros, o insumo essencial são as plantas que vão crescendo espontaneamente nos espaços entre a cultura, elas são apanhadas e misturadas com uma calda de bactérias, para que haja a decomposição da matéria orgânica. Logo, refere-se ao insumo gerado na propriedade, beneficiado e usado in loco no setor da plantação.

O clima propício para se obter um dos adubos mais importantes, que é a biomassa, é o clima tropical, o qual favorece seu crescimento devido a grande quantidade de água e luz. E ainda, se pode usufruir de um benefício sobre os demais climas, que é a existência de diversos microrganismos que agem na decomposição, isto é, convertem a biomassa em sustento para o solo. Não se esterca planta, nós adubamos o solo. 

Com o solo saudável e fértil, com certeza a produção de plantas será sadia, logo, os alimentos também serão saudáveis. Deste modo, utilizamos agora a matéria orgânica, sendo que a intenção final não é de adubação, porém, utilizamos como uma forma de reciclar os nutrientes que temos a disposição, o que temos nos solos. A matéria orgânica se desagregando direto no solo, motivada pela atuação de microrganismos, se transforma num composto laminar que gera ácidos orgânicos; o ácido cítrico e os ácidos húmicos, e outros. Tais ácidos transformam as condições dos minerais do solo solúveis, ficando, portanto, prontos para o nutrimento das plantas. Curso importância da agricultura sustentável.

Saiba mais sobre Agricultura: moderna, convencional e orgânica, leia os artigos.

 

LISTA DE CURSOS

 

Curso Aprenda a Produzir Brotos Comestíveis

Praticas da agricultura natural

Tipos de agricultura organica

Agricultura moderna e tradicional

Praticas relacionadas a agricultura natural

Agricultura Natural e Organica curso online

Fazer e cuidar de uma horta caseira

Cursos online na área de Fruticultura

Curso como tornar sua fazenda orgânica a distancia

Curso a distancia na área de cafeicultura

Curso aplicação econômica de adubos ead

Curso Agricultura Natural Online

Curso pela internet na área agricultura orgânica

Cursos ead na área de hidroponia

Curso online na área de irrigação

 

RumoEducacaoNet

__________________________________________________________

AGRONEGÓCIOS  -  EMPREENDEDORISMO  -  EDUCAÇÃO  -  PROFISSIONALIZANTE

 

AFE - Livros que transformam conhecimento em negócios 14