Translate this Page

Rating: 2.6/5 (2225 votos)


contador de visita para blog

 

 

Cursos de Extensão Universitária pela internet


APICULTURA

Área Apicultura 01 

CURSO INVESTIR EM CRIAÇÃO DE ABELHAS

 

 ACESSE AQUI - TODOS CURSOS DE APICULTURA

 

RELAÇÃO DE CURSOS NA ÁREA DE APICULTURA

 

A importância das abelhas está na produção de mel e muito também no fato de ser imprescindível para o meio ambiente, o consumo de mel e outros produtos oriundos da apicultura cresce bastante, o que garante ao investidor um retorno generoso

 

As abelhas são insetos de suma importância para o mundo, elas provocam sentimentos diferentes nas pessoas: fazem o doce mel e tantos outros artigos apícolas, mas se ela picar alguém causa uma dor imensa. Por outro lado, nos beneficia muito com sua atuação polinizadora, que é profundamente essencial para o meio ambiente.

 

Apicultura

 

Os inúmeros noticiários que ouvimos, nos dão conta de que o consumo de mel e seus derivados em nosso país, expande a passos largos, e também as exportações têm proporcionado excelentes preços ao produtor. Para entrar, permanecer e obter êxito neste negócio, o apicultor precisa saber muito sobre todos os pormenores que circundam a apicultura, ter um bom suporte para implantar uma edificação e utilizar métodos modernos de manejo.

A produção de abelhas é abundante, delas temos o mel, a cera, que é a matéria prima que se aplica na industrialização de cosméticos e o própolis, que contém muitas vitaminas além de ser um produto utilizado de forma medicinal, muito indicado para o combate e tratamento de diversos males.

 

Os cuidados devidos com a criação

Para se manter uma criação com a intenção de negociar, é necessário cuidar bem e ter muita atenção, tanto em termos de higiene e segurança, quanto em utilização de técnicas. O Apicultor precisa saber que a abelha rainha é a de mais importância para a colmeia, sendo que as abelhas operárias também tem sua relevância, pois a tarefa delas é trabalhar na produção de mel. Quase todos os apicultores tem conhecimento de que a rainha sendo forte, naturalmente, a colmeia será forte. Só se troca a rainha se houver necessidade.

 

A relevância das abelhas na sustentação ambiental

Já mencionado antes, as abelhas são insetos que têm um papel muito importante na preservação do meio ambiente. Elas distribuem o pólen, e o resultado disso é o florescimento das plantas. Por exemplo, na produção de café, elas não só ajudam nas floradas mas também na quantidade e qualidade dos grãos. 

No entanto, é preciso ter cuidado e, se possível evitar a implantação de apiários próximos ao local de criação de animais. Para que as abelhas não venham a sobrevoar bebedouros e comedouros, as vezes até atacar, fazendo os animais debandar, o que pode promover resultados negativos na produtividade.

As abelhas podem ser atraídas para polinizar o seu jardim. É tão somente você disponibilizar em seu jardim, flores pequenas coloridas e plantas com aromas, de preferência com cores claras e floração abundante. Malva, dente de leão, girassóis, manjericão, funcho, manjerona, orégano e margaridas são tipos de plantas que costumam trazer abelhas para o jardim.

 

Algumas das principais espécies 

Existem muitas abelhas interessantes no território brasileiro, uma delas é a Jataí, ela não tem ferrão e é capaz de se acomodar em qualquer parte do país. De pequeno porte, de cor dourada e seus olhos são esverdeados.

Se encontra no Brasil também, a abelha de orquídeas, que possui este nome exatamente pelo fato de ter o hábito de rodear a orquídea Catasetum hookeri. Elas vivem muito na região sudeste, se acha dessas abelhas principalmente em florestas do litoral paulista.

Surgiu um novo tipo de abelha, a chamada Scaptotrigona sp, descobertas no estado do Pará, essas abelhas tem destaque  na polinização do açaí. Cerca de 40% de acréscimo na produção da palmeira, deve-se à sua polinização. A relevância na qualidade dessa abelha, deve-se a duas importantes propriedades: a eficácia e a agilidade para se manejar. O inseto é tosco e rústico, não é atingido facilmente por pragas, além disso, a criação e procriação são fáceis. Uma vantagem muito grande também, é que é possível ter em uma colônia até 15 mil abelhas, enquanto que os outros tipos possuem cerca de 4 mil.

 

Se o manejamento da colmeia for justo, com perfeição, com certeza os lucros do apicultor são ampliados 

Quando o apicultor aplica boas práticas de manejo, consegue levar a abelha rainha a botar, ampliando a postura, e seus rendimentos, conforme a prosperidade da colmeia.

Uma realidade que ocorre comprovadamente no Brasil, é que grande número de apicultores não ajeitam suas colmeias para as safras que virão. E a consequência por essa falta de aplicação de manejo, é a redução na produção de mel, e, portanto, deixando de fornecer vários quilos do produto. Essa ausência de manejo, contudo, pode ser simplesmente ajustada. Com rotinas bem descomplicadas, o apicultor pode com certeza fazer mudanças nesse cenário fazendo crescer formidavelmente os seus produtos e, como resultado atingir maior rentabilidade.

Para conseguir tal avanço, terá que colocar em prática as três orientações a seguir: anterior a florada oferecer alimentação artificial, adotar o costume de troca anual de rainhas e fazer a troca dos favos das colmeias. Ciente de que a abelha só bota ovos quando ocorre uma introdução normal de néctar e pólen, que é sinal de que está iniciando uma florada, o apicultor, por sua vez, aproveitando-se dessa condição, realiza aplicação de alimentação artificial, o que estimula as abelhas a botar e, sendo assim, haverá um acréscimo na postura em conformidade com a evolução da colmeia.

 

Como começar uma criação de abelhas

 

Da abelha se negocia o mel, a cera e o própolis

Curso investir em criação de abelhas - O ramo de criação de abelhas é grandemente promitente, justamente por ter uma fabricação ampla e conceder ao apicultor negociar todos os derivados do mel no mercado. O mel, mormente, tem uma procura altíssima, principalmente nas épocas em que se destaca os produtos puros, naturais e saudáveis. A apicultura se sobressai por ser um negócio descomplicado para se implementar, com um capital singelo, tanto no princípio quanto na continuidade se mantém tranquilamente um investimento, cujo resultado econômico é compensador e rápido, ela origina uma variedade de produtos e serviços, no entanto, para se obter êxito nesse trabalho é necessário que o apicultor desenvolva um manejamento correto. 

 

Dar início a uma criação

Cursos de apicultura pela internet  - É necessário conhecer alguns modelos de colmeias antes de iniciar o trabalho. Os tipos mais simples e econômicos são as colmeias feitas de madeira, presas a árvores e com formato cilíndrico. Essa espécie permite uma ótima produção de própolis. Apresenta um certo inconveniente para se fazer a averiguação da colmeia e avaliar a qualidade do mel.

Uma espécie de colmeia que pode se adotar também, é a "top-bar", um tipo de colmeia que parece dois cestos confeccionados de madeira e fachados, colocado um em cima do outro. Essa espécie também exige pequeno gasto para a produção, oferecendo facilidade para a revisão da colmeia e verificação do mel. O ponto um tanto negativo nessa opção é que é preciso fazer no mínimo 10 colmeias desse modelo, o que termina onerando um pouco.

Um tipo de colmeia muito indicado também, é o "langstroth". Ele é mais dispendioso, mas possibilita facilidade na separação dos favos de mel, bem como no controle da qualidade do mel. Sua capacidade de produção é de 50 a 60 kg/ano, enquanto as espécies citadas acima, é de 6 a 10 kg e 20 a 40 kg, respectivamente. 

Saiba mais sobre criação de abelhas, leia os artigos.

 

LISTA DE CURSOS

 

Como Criar abelhas nativas sem ferrão curso online

Criação de abelha uruçu, mandaçaia, jataí e iraí curso a distancia

Apicultura migratória - produção intensiva de mel curso ead

Curso Planejamento e Implantação de apiário pela internet

Curso Produção de rainhas e multiplicação de enxames online

Curso apiterapia - tratamento com produtos das abelhas a distância

Curso Manejo do apiário - Mais mel com qualidade ead

Curso produção de pólen e geleia real pela internet

Curso ead produção e processamento de própolis e cera

Curso processamento de mel puro e composto online

 

__________________________________________________________

AGRONEGÓCIOS  -  EMPREENDEDORISMO  -  EDUCAÇÃO  -  PROFISSIONALIZANTE

 

AFE - Livros que transformam conhecimento em negócios 14