Translate this Page

Rating: 2.6/5 (2225 votos)


contador de visita para blog

 

 

Cursos de Extensão Universitária pela internet


Vantagens de Utilizar Biocombustíveis

Área Agroindústria 01

VANTAGENS DE UTILIZAR BIOCOMBUSTÍVEIS

 

Vantagens de Utilizar Biocombustíveis

 

Como os biocombustíveis podem ser utilizados

Você está indeciso, não sabe qual combustível utilizar, se petróleo ou biocombustíveis? Fique ciente de uma coisa, os biocombustíveis são superiores aos combustíveis fósseis, convencionais, na maior parte

 

CURSOS online - Sobre biocombustíveis - Informações

 

Vantagens de utilizar biocombustíveis - Você não sabe se faz uso de biocombustíveis ou de combustíveis fósseis, pois saiba que quase 100% dos biocombustíveis são melhores que os combustíveis convencionais que utilizamos no dia a dia. A fonte de energia utilizada mundialmente, ainda é a que tem origem em combustíveis fósseis, isso ocorre desde o levante industrial no século XIX. Tudo começou com a utilização do carvão mineral, vindo o petróleo em seguida.

 

Mais cursos ead na área de biocombustíveis

 

Mas podemos citar como desvantagens da utilização de combustíveis fósseis, o uso altamente concentrado em algumas regiões agitadas do planeta, o fato de está propenso ao esgotamento dentro de algumas décadas e a alta exalação de gases poluidores que danificam grandemente a saúde. Além do mais, causas sérias, de ordem mundial justificam a procura e pesquisas efetuadas para o desenvolvimento de combustíveis alternativos, como por exemplo, a utilização de biomassa (vegetais seus produtos e subprodutos) que é apontada como uma das soluções mais prováveis.

Dessa maneira, se nós usarmos de recursos renováveis, isto é, tudo que podermos gerar conforme as necessidades, tal como os vegetais, estamos preferindo uma alternativa para a produção de combustíveis. A grande importância de se incorporar o biodiesel na nossa central energética tem alicerce em motivos econômicos, ambientais e sociais, afirmação de Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do curso a distancia Produção de Biodiesel na Fazenda, em Livro+DVD e Curso Online.

Como os biocombustíveis podem ser utilizados

 

a) Fontes econômicas

Já se conta com o biodiesel, como uma real alternativa para o consumo em nosso país, deixando bem menor a nossa dependência do negócio de petróleo. E existe uma grande probabilidade que em um futuro bem próximo, estejamos vendendo biocombustíveis para o mundo. Se presume que pode ocorrer em curto e médio prazos um aumento considerável do valor do petróleo nos negócios internacionais. Nós sabemos e o mundo inteiro também, que são poucos os lugares do planeta que possuem terras e água o suficiente e climas adequados para a implantação agrícola em grande escala. Algo altamente conveniente é que podemos ter vantagem econômica, ao reduzirmos as importações de diesel refinado e petróleo.

 

b) Causas Sociais

Com a atuação da agricultura se origina um número de emprego muito maior que a indústria de beneficiamento do petróleo. Se obtivermos um avanço acentuado dos derivados agrícolas, haverá um acréscimo muito grande também na geração de emprego, lembrando também que os empregos gerados desse sucesso agrícola, irão se fixar no campo, e isso significa que o êxodo rural será menor, pois o homem permanecerá no campo, baixando portanto, a super população nos centros urbanos.

 

c) Os fatores ambientais

Na queima do petróleo, que ao longo de milhões de anos permaneceu no subsolo, ocorre a liberação do carbono que vai em direção à atmosfera. Esse acúmulo de carbono não tem interrupção, cresce imensamente na atmosfera, e isso gera distúrbios sérios como o efeito estufa, que por sua vez modifica o clima no mundo. Não só o carbono, mas também outras substâncias são liberadas e atiradas na atmosfera em grandes proporções, como o enxofre, contido na composição do petróleo.

Quando acontece a queima dos biocombustíveis, ocorre também a restituição à atmosfera daquilo que a planta tirou enquanto crescia, o carbono. Entende-se portanto, que existe um equilíbrio, pois a planta retira o CO² a medida que cresce, e ele é devolvido quando o biodiesel queima no motor. Nesse caso não existirá choque algum na porção de carbono, de enxofre e de tantos outros poluidores na atmosfera.

Observamos ainda, que os privilégios ambientais podem se transformar em vantagens financeiras. O Brasil poderia ajustar o biodiesel nas parcerias acordadas no protocolo de Kyoto e nas instruções dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), uma vez que tem a probabilidade de transação de cotas de carbono por meio do Fundo Protótipo de Carbono (PCF), pela atenuação dos lançamentos de gases que poluem e também créditos de "sequestro de carbono" por meio do Fundo Bio de Carbono (CBF), regidos pelo Banco Mundial (www.biodieselecooleo.com.br).

Outro item de suma importância é que o biodiesel possui várias vantagens de classe técnica, como a menor possibilidade de explosão, propiciando grande vantagem para efetuar o transporte e armazenagem. Uma coisa igualmente importante e positiva referente à sua utilização, diz respeito ao acréscimo da oferta de linhagens oleaginosas, que são matérias-prima também muito importante para as fábricas de alimentos e ração animal.

Amplie seus conhecimentos, faça cursos a distancia. Saiba mais sobre biocombustíveis! 

 

RumoEducacaoNet

__________________________________________________________

AGRONEGÓCIOS  -  EMPREENDEDORISMO  -  EDUCAÇÃO  -  PROFISSIONALIZANTE

 

AFE - Livros que transformam conhecimento em negócios 14